A árvore de Natal do Rockfeller Center

#treestory🎄📌


A primeira árvore de Natal do Rockefeller Center foi comprada, em dezembro de 1931, por um grupo de trabalhadores da construção do próprio complexo em NYC. Eles arrecadaram dinheiro para erguer uma árvore de Natal para expressar gratidão pelos empregos que tiveram durante a Grande Depressão.

Com 6 metros de altura ela foi enfeitada com guirlandas e fitas confeccionadas à mão pelas famílias dos trabalhadores - foi um símbolo de esperança e otimismo durante os difíceis tempos que viviam.


A partir daí iniciou-se a tradição. Já dois anos depois, foi erguida uma árvore de 15 metros decorada com 700 luzes, dando início à cerimônia oficial de iluminação das árvores, televisionada pela primeira vez em 1951.



Em 2020 a árvore virou meme! A foto dela sendo posta no local foi compartilhada milhões de vezes como sendo uma “metáfora de 2020” pois digamos que ela estava um pouco desajustada, deformada, judiada após o transporte…rs A realidade é que todo ano a árvore chega a NYC desta forma, só que em 2020 cismaram com a coitada.



A árvore foi retirada no início de 2021, transformada em madeira e doada à Habitat for Humanity para a construção de uma casa.


Curiosidade: a árvore é uma doação de cidadãos americanos que se inscrevem no site do próprio Rockfeller Center. Tradicionalmente, é selecionado um Espruce da Noruega (não existe um nome mais popular?) nos últimos anos de seu ciclo de vida, medindo pelo menos 25 metros de altura e 14 metros de diâmetro.


Ela é escolhida pelo jardineiro chefe do complexo. Durante todo o ano ele acompanha como as árvores se saem durante a mudança das estações. A decisão final é tomada em setembro e a árvore vencedora é transportada para a cidade de Nova York.


A árvore de Natal de 2020:

  • 23 metros de altura, 15 metros de largura e pesa 11 toneladas.

  • Origem: Oneonta, Nova York.

  • 50.000 luzes de LED multicoloridas em aproximadamente 8 km de fio.

  • A estrela no topo foi projetada pelo arquiteto Daniel Libeskind em 2018, e pesa aproximadamente 410kg, com 70 pontas cobertas por 3 milhões de cristais Swarovski.

1 visualização