Bolo de Morango: o bolo de Natal dos japoneses!

Nem só de KFC vivem os japoneses no Natal - sim, eles têm como tradição comer frango frito no Natal! Mas, outro prato essencial que não pode faltar no Natal japonês de jeito nenhum são os bolos de Natal, chamados de Kurisumasu Keki.


O bolo de Natal japonês é basicamente um Bolo de Morango ao estilo japonês. A diferença está na maneira como é decorado com motivos natalinos, como Papai Noel feito de açúcar, árvores de Natal de plástico e placas de chocolate escritas “Feliz Natal”.


Como surgiu a tradição do Bolo de Natal?


Há mais de 100 anos atrás, após os eventos da Restauração Meiji, quando o Japão abriu suas portas para o mundo, uma pequena (na época) empresa de confeitaria, a Fujiya, lançou o primeiro bolo de Natal no Japão: era um bolo de frutas inspirado no bolo de Natal no estilo britânico feito para os estrangeiros que moravam em Yokohama.


A ideia logo pegou e, em 1921, depois que o dono da empresa visitou os EUA para estudar a indústria de confeitaria, abriu uma loja especializada em Ginza - uma das principais áreas comerciais da cidade de Tóquio, onde vendia um pão-de-ló de natal, decorado com creme de manteiga. Na época, essa sobremesa era considerada um item de luxo exótico!


Somente durante a década de 60, quando a situação econômica do Japão melhorou significativamente, uma campanha publicitária da Fujiya conseguiu tornar popular o bolo... ao mesmo tempo, substituiu o creme de manteiga por chantilly e passou a decorá-los com morangos. Assim, o Bolo de Natal se tornou tão icônico quanto o Papai Noel.


Encontrei uma receitinha fácil para uma sobremesa de Natal no maior estilo japonês! 😉








Curtiu? Tem mais receitas de Natal tradicionais pelo mundo aqui no blog!


6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo