top of page

Eggnog: a gemada de Natal!

Sabemos da existência da gemada, mas por aqui nunca foi uma bebida típica de alguma celebração. Entretanto, em algum países essa gemada alcóolica é sinônimo de Natal.



Os historiadores da culinária não sabem dizer exatamente de onde surgiu a gemada! A maioria concorda que é uma bebida derivada do posset do início da Idade Média na Grã-Bretanha: uma bebida quente, leitosa, semelhante à cerveja. Por volta do século 13, os monges eram conhecidos por beber um posset com ovos e figos. Leite, ovos e xerez (um tipo de vinho fortificado, licoroso), eram alimentos dos ricos, então a gemada era freqüentemente usada em brindes à prosperidade e boa saúde.


A gemada tornou-se tradição no Natal somente no século XVIII, quando as colônias americanas estavam cheias de fazendas - muitas galinhas e vacas - e rum mais barato, um ingrediente que logo se tornou a assinatura do drink. Existem algumas variações da bebida por ai, no México, por exemplo, existe a própria variedade de gemada o “rompope”; em Porto Rico foi adicionado leito de coco à receita e transformou-se no “coquito”.


A etimologia do nome inglês, no entanto, permanece um mistério. Alguns dizem que “nog” vem de “noggin”, que significa um copo de madeira, ou “grog”, uma cerveja forte. Foi somente no final do século 18, que o termo combinado “egg+nog” pegou.


Os fãs da gemada alcoólica dizem que aqueles que não gostam da bebida natalina simplesmente nunca provaram a bebida verdadeira. Será?






Vão ai algumas dicas para a EGGNOG perfeita:


Qual o melhor álcool para gemada? Uísque, rum e conhaque. Você pode misturá-los ou adicionar somente um deles.


Quanto adicionar de álcool? Você pode adicionar a bebida alcoólica na receita completa ou no copo de cada um, a gosto. Não há quantidade definida, então o melhor é adicionar um pouco, degustar ... depois adicionar um pouco mais, provar novamente.


A gemada é servida quente ou fria? A gemada é tradicionalmente servida como ponche em festas e, assim, costuma ser gelada ou em temperatura ambiente. No entanto, gemada também pode ser aquecida.


Quanto tempo dura a gemada? A gemada pode ser guardada por vários dias na geladeira, especialmente se você já adicionou a bebida alcoólica (que age como conservante). A gemada também tende a melhorar com o tempo - fica mais espessa e os sabores se fundem de maneira mais uniforme.


Curtiu? Beba com responsabilidade, hein! Não apenas pelo álcool, mas também pelas calorias: um copo de gemada pode ter mais de 200 calorias por xícara.



256 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page