top of page

Natal vintage: um toque de nostalgia na decoração!

O Natal é uma data que evoca emoções, tradições e uma sensação de nostalgia. É por isso que encontrar um enfeite antigo da vovó nos transporta de volta à infância e aos tempos felizes das férias e festas em família!


Hoje em dia temos muitas decorações modernas, luxuosas e acabamos deixando pouco espaço para os enfeites de família guardados por anos e anos. Mas que tal trazer e relembrar as antigas tradições fazendo um mix com as novas tendências de decoração nesta temporada de Natal?


Fiz uma lista com algumas ideias de enfeites de Natal pra gente buscar no fundo do baú:


Esse modelo de enfeite e bolas recortadas foi originalmente criado para refletir a luz das velas nas árvores de Natal durante a era vitoriana.









Hoje vemos uma tendência de composição com galhos no topo da árvore; as estrelas e anjos aparecem cada vez menos. Mas nos anos 60, a moda era finalizar a árvore de Natal com ponteiras bem coloridas e brilhantes.













Por volta do século 20, muitos enfeitavam a árvore com figuras coloridas feitas de vidro. Esses enfeites, originados na Alemanha, geralmente tinham a forma de uvas, carros, pássaros, peixes e sapos para atender à fantasia da família.















Cavalos de balanço de madeira pintados à mão em estilo vitoriano também eram comumente usados ​​no passado. Hoje em dia ainda aparecem nas decorações em diversos tamanhos, cores e materiais.











Me lembro de decorar minha árvore de Natal com muitas correntes de bolinhas em vermelho e dourado! Hoje usamos menos, mas antigamente colocávamos ao redor da árvore. Hoje, assim como na minha época, são de plástico, mas essas correntes ou guirlandas já foram feitas até de vidro!






Frutinhas açucaradas são uma fofura! Esses enfeites foram originalmente criados com enchimento de algodão. Hoje em dia são feitos de isopor e não vemos mais tanta variedade de cores, mas, de qualquer forma, continuam lindos!

692 visualizações
bottom of page