O Natal Luz de Gramado

No Natal de 2020 tive a oportunidade de conhecer o Natal de Gramado! 🙌🏻❤️ A programação do Natal Luz foi reduzida e adaptada ao contexto atual da pandemia, mas ainda sim valeu a visita. Em 2021, ao que tudo indica, a 36º edição do Natal Luz de Gramado será completa - vou trazendo as novidades do evento assim que forem divulgadas!


A origem do Natal Luz de Gramado



O Natal Luz de Gramado surgiu em 1986. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado e a cidade precisava encontrar uma forma de fazer com que as pessoas fossem para o local não só no inverno (quando acontecia, naquela época, a Festa das Hortênsias). E deu certo!


Naquele ano, os donos de um hotel em Gramado levaram ao secretário de turismo imagens de uma festa de Natal em uma cidade alemã. Então, com base nesse arquivo pessoal a prefeitura começou a montar o projeto do primeiro Natal Luz. Sem muita tecnologia ou recursos, a Secretaria de Turismo pediu ajuda à população: os gramadenses seriam responsáveis por financiar a instalação em suas casas e comércios de pedaços de madeira com suportes de lâmpadas incandescente. Além disso, havia a possibilidade do cidadão comprar uma caixa de som, por 4 mil cruzados, para reproduzir músicas natalinas em horários preestabelecidos pela prefeitura.


A edição de estreia do evento estava programada para 20 de dezembro de 1986, mas foi adiada para o dia 26 em razão do mau tempo. Na data, mais de 700 cantores e 20 papais noéis, saíram pelas ruas da Cidade entoando cânticos natalinos e, em frente à paróquia, foi realizado um grande concerto junto com os músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

O evento reuniu mais de 5 mil pessoas!


35ª edição do Natal Luz



Atualmente, o Natal Luz de Gramado, o maior evento natalino do Brasil, é realizado durante três meses. Entretanto, em 2020 o evento teve de se adaptar à pandemia. Para evitar aglomerações, os espetáculos que ocorrem anualmente foram cancelados.


Ainda assim, a Cidade não deixou a comemoração de lado. Guirlandas, bolas de Natal, muitas luzes, rotatórias mágicas e soldadinhos quebra-nozes foram alguns dos elementos que deram vida ao Natal. O evento contou com o acendimento das luzes da Avenida das Hortências, a Rua das Renas (que prestou homenagem à imigração de Gramado), a Trupe de Natal e outras atividades ao ar livre.


O Natal Luz 2021


O 36º Natal Luz será de 28 de outubro de 2021 até́ o dia 30 de janeiro de 2022. Como ainda não existe uma definição com relação aos espetáculos, até o momento não está ocorrendo a venda oficial de ingressos. Vamos aguardar!


Fonte: GZH e Natal Luz de Gramado






1 visualização