top of page

O Natal Luz de Gramado

No Natal de 2020 tive a oportunidade de conhecer o Natal de Gramado! ūüôĆūüŹĽ‚̧ԳŹ A programa√ß√£o do Natal Luz foi reduzida e adaptada ao contexto atual da pandemia, mas ainda sim valeu a visita. Em 2021, ao que tudo indica, a 36¬ļ edi√ß√£o do Natal Luz de Gramado ser√° completa - vou trazendo as novidades do evento assim que forem divulgadas!


A origem do Natal Luz de Gramado



O Natal Luz de Gramado surgiu em 1986. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado e a cidade precisava encontrar uma forma de fazer com que as pessoas fossem para o local não só no inverno (quando acontecia, naquela época, a Festa das Hortênsias). E deu certo!


Naquele ano, os donos de um hotel em Gramado levaram ao secret√°rio de turismo imagens de uma festa de Natal em uma cidade alem√£. Ent√£o, com base nesse arquivo pessoal a prefeitura come√ßou a montar o projeto do primeiro Natal Luz. Sem muita tecnologia ou recursos, a Secretaria de Turismo pediu ajuda √† popula√ß√£o: os gramadenses seriam respons√°veis por financiar a instala√ß√£o em suas casas e com√©rcios de peda√ßos de madeira com suportes de l√Ęmpadas incandescente. Al√©m disso, havia a possibilidade do cidad√£o comprar uma caixa de som, por 4 mil cruzados, para reproduzir m√ļsicas natalinas em hor√°rios preestabelecidos pela prefeitura.


A edi√ß√£o de estreia do evento estava programada para 20 de dezembro de 1986, mas foi adiada para o dia 26 em raz√£o do mau tempo. Na data, mais de 700 cantores e 20 papais no√©is, sa√≠ram pelas ruas da Cidade entoando c√Ęnticos natalinos e, em frente √† par√≥quia, foi realizado um grande concerto junto com os m√ļsicos da Orquestra Sinf√īnica de Porto Alegre.

O evento reuniu mais de 5 mil pessoas!


35ª edição do Natal Luz



Atualmente, o Natal Luz de Gramado, o maior evento natalino do Brasil, √© realizado durante tr√™s meses. Entretanto, em 2020 o evento teve de se adaptar √† pandemia. Para evitar aglomera√ß√Ķes, os espet√°culos que ocorrem anualmente foram cancelados.


Ainda assim, a Cidade não deixou a comemoração de lado. Guirlandas, bolas de Natal, muitas luzes, rotatórias mágicas e soldadinhos quebra-nozes foram alguns dos elementos que deram vida ao Natal. O evento contou com o acendimento das luzes da Avenida das Hortências, a Rua das Renas (que prestou homenagem à imigração de Gramado), a Trupe de Natal e outras atividades ao ar livre.


O Natal Luz 2021


O 36¬ļ Natal Luz ser√° de 28 de outubro de 2021 at√©ŐĀ o dia 30 de janeiro de 2022. Como ainda n√£o existe uma defini√ß√£o com rela√ß√£o aos espet√°culos, at√© o momento n√£o est√° ocorrendo a venda oficial de ingressos. Vamos aguardar!


Fonte: GZH e Natal Luz de Gramado






7 visualiza√ß√Ķes

Comments


bottom of page