top of page

Uma árvore de Natal de 4 metros inteira de blocos de madeira de brinquedo!

Uma árvore de Natal diferente de todas as outras que já contamos a história até agora! Instalada, em 2017, no Intercontinental Bordeaux Le Grand Hotel, essa árvore de Natal foi composta por 10.000 pequenas placas de madeira da Kapla® (marca alemã de blocos de madeira de brinquedo).



A construção foi como as crianças fazem com os brinquedos de blocos de madeira: peça por peça, sem cola, sem pregos e sem qualquer ponto de fixação. Para desmontar precisou só de um "peteleco" rs



A Kapla é uma marca de brinquedos de construção de blocos de madeira para crianças e adultos. Os brinquedos consistem apenas em placas de madeira idênticas medindo 11,7 cm x 2,34 cm x 0,78 cm. "KAPLA" é uma forma abreviada da frase holandesa "kabouter plankjes", que significa "Tábuas de Gnomo".


Foi inventada em 1987 pelo holandês Tom van der Bruggen. Estudante de história da arte, Bruggen tinha esperanças de construir um castelo desde cedo. Para ajudá-lo a visualizar a construção finalizada de seu castelo, Tom van der Bruggen usou blocos de madeira, mas logo percebeu que eles não seriam adequados para certos aspectos da construção, como vigas, telhados e pisos. Então criou as placas no formato utilizado atualmente.


Cada placa é colocada uma em cima da outra e mantida no lugar apenas pelo peso e equilíbrio. As placas são destinadas à crianças e adultos para construir, criar e experimentar com segurança usando sua imaginação.


A empresa hoje, além das placas, também possui livros educacionais com o objetivo de inspirar as crianças que usam seus produtos. O objetivo deles é incentivar o uso da geometria, física e tecnologia, ao mesmo tempo que expõe as crianças ao mundo da arte, das formas e dos volumes. Os livros também são criados com a intenção de ajudar as crianças a compreenderem a natureza única e exigente da construção.


Aqui no Brasil encontramos uma versão desse brinquedo chamado de "plaquetoides" ou placas empilháveis de madeira!


Quem arrisca montar uma árvore de Natal assim? Eu ajudo a desmontar! 😜







7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page