Natal em Julho? A história por trás dessa celebração de Natal fora de época!

O Natal em julho, não é um feriado oficial, mas está lentamente se tornando a desculpa perfeita para comer, fazer compras e comemorar em muitos países do mundo!


Como surgiu o Natal em julho?


Não se sabe ao certo nem onde e nem quando as celebrações de Natal em julho começaram.

Mas, engana-se quem acredita que a data foi criada para impulsionar as compras no meio do ano!


Alguns dizem que o primeiro registro de uma comemoração de Natal em julho foi em 1933 num acampamento de verão chamado Keystone Camp em Brevard, na Carolina do Norte, EUA. Outros acreditam que realmente começou na Europa, como uma forma de celebrar o Natal no verão. Dizia-se que comemorar na estação quente garantiria um inverno forte e feliz no Natal.


Foto: www.realsimple.com/. Keystone Camp


Nos EUA, a comemoração ganhou mesmo popularidade com o lançamento do filme de comédia "Christmas in July" em 1940. Os anunciantes americanos começaram a usar os temas do Natal em Julho impressos para as vendas de verão a partir dos anos 50. E assim, claro que a data passou a ser utilizada mais como uma ferramenta de marketing do que um feriado real.


Já na Austrália, dizem que foi a partir dos anos 80 que a festa começou a ser celebrada, quando grupo de turistas irlandeses foram passar férias nas Blue Mountains de Sydney. Como estavam longe das temperaturas do verão em seu país, eles ficaram tão animados ao ver neve por lá que convenceram o proprietário de um hotel local a fazer uma festa - a chamada "Yulefest" que acontece até os dias de hoje entre os meses de julho e agosto!



Foto: visitnsw.com. The Hydro Majestic Hotel Blue Mountains.


Outra tradição já bastante esperada no mês é o Natal em Julho do canal Hallmark e seus parceiros (Hallmark Drama e Hallmark Movies & Mysteries) que, desde 2012, fazem uma maratona de seus filmes de Natal (alguns até chamam a data de "feriado Hallmark").




Além dos EUA e Austrália, alguns locais no Reino Unido, Nova Zelândia e África do Sul também entram nas comemorações de julho! A ideia principal da celebração é: quem está no hemisfério norte aproveitar o gostinho de uma festa de Natal no verão, e para quem está no hemisfério sul, curtir um Natal no frio, com chocolate quente, meias e suéter de Natal!


Será que essa moda pega por aqui? Meu voto é para sim 1000 vezes!













3 visualizações