top of page

Quando montar a árvore de Natal?

Faltando menos de 3 meses para o Natal, a pergunta que não quer calar é: qual é o dia certo para montar a árvore de Natal?


A verdade é que cada família leva em consideração uma data. Existem muitas tradições, crenças e culturas diferentes quando se trata da melhor época para começar a decorar sua casa para o Natal.


Era uma vez...
Durante o período vitoriano, as árvores de Natal eram tradicionalmente colocadas e enfeitadas SOMENTE em dezembro, geralmente na tarde da véspera de Natal. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, alguns dizes que o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro, é o momento aconselhado para a montagem. Outros já decoram a casa assim que o Halloween termina e consideram o início da temporada de Natal o dia 1º de novembro!


Já em Portugal, na Irlanda, Itália, Argentina e outros países da América Latina, a tradição é que a árvore de Natal seja montada no dia da Imaculada Conceição, celebrado em 8 de dezembro. Enquanto na Bélgica, Holanda, Luxemburgo e em algumas partes da Alemanha, árvore de Natal é montada na véspera do dia 6 de dezembro, também conhecido como Dia de São Nicolau.


Aqui Brasil, muitas famílias seguem a tradição cristã, e o dia que costumam montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento. Sendo que, conforme o calendário religioso, este período engloba as quatro semanas que antecedem o Natal. Em 2021, esta data é dia 28 de novembro.


Aproveitei também para fazer uma pesquisa independente pelo Instagram e 1º de dezembro foi uma data bastante comentada! Outros disseram que o melhor dia é 25 de novembro! Tem quem monte logo após o dia das crianças... Enfim, seja a data que for, o importante é entrar no clima natalino decorando a casa e aproveitar essa época tão especial!







62 visualizações
bottom of page